segunda-feira, 17 de maio de 2010

Bora lá começar!!

Corro o risco de ser mal interpretada ao escolher este título para o blog.
Mas não tenho receio...esta frase diz tudo aquilo que realmente penso e me apoquenta (como diria a minha mãe ao estilo peculiar das expressões beirãs).
Chateia-me imenso este acomodar nacional...a constante espera de que exista uma entidade superior que nos valha...a eterna recusa em sermos donos de nós próprios.
Adoro Portugal e ser Portuguesa (já sei...estão a pensar que ninguém o diria com um título destes), mas estou farta, absolutamente farta de queixumes.
É que se repararem ja nem o Fado é Triste!!!! (se é que alguma vez o foi...).
Que raio...quase que dá para duvidar se alguma vez fomos descobridores, fomos aventureiros, perspicazes, empreendedores.
Só falta afirmar que toda a nossa História é forjada.
Cansei! Cansei da mesquinez e da hipocrisia....do cinismo e da falta de vontade de um Povo eternamente è espera que lhe ofereçam soluções de bandeja;
De um Povo que prefer orgulhosamente ficar em casa a receber subsidios e ao mesmo tempo queixar-se do seu valor...só para não dar muito nas vistas!!!;
De um Povo pedinte que não tem culpa e de um pedinchão que tem a culpa toda;
De um Povo que não se assume, não se responsabiliza e continuamente transfer para o ESTADO todas as suas frustrações.....será que não é já tempo de saberem que o ESTADO SOMOS TODOS NÓS?!?!
Continuamente nos lesamos e continuamente nos desculpamos nos outros...que outros...os outros somos nós!!!
Cansei de um Povo que não Vota, que prefer não ter opinião, não participar....mas que se orgulha de manifestações e greves....gostaria de saber quantos dos manifestantes e grevistas exerceram o seu direito de voto!!!!
É sempre mais fácil criticar depois!!! Não sabemos usar a Liberdade que Abril nos deu...achamos que a cidadania e a participação cívica se esgota nos comentários infelizes frente a uma câmara de TV, numa greve que só transtorna ainda mais a economia, numa manifestação que mais prejudica em vez de beneficiar.
Será que não se pensa nos reais custos de tudo isto?!...Será que não é tempo de seguir exemplos...
Cada vez mais me conveço que nos fez/faz falta um sentido de catástrofe que nos unisse e nos fizesse lembrar que este egoísmo e mesquinez nos imobiliza!

1 comentário:

  1. Bem amiga, muito me apraz conhecer o teu blog!
    Como sabes, Adoro ler, por isso vou tentar acompanhar-te neste espaço.

    Ana Cristina

    ResponderEliminar

Pensa por Ti, Questiona e Evolui...
O desassossego (...lindo...não resisto...tantos "s"...)é a ferramenta dos sábios! Desassossega-te comigo e partilha o que te vai na Alma!